sexta-feira, abril 19, 2024

Os melhores livros e filmes sobre o mercado da moda dos últimos tempos.

As obras que melhor mostram como funciona o universo da moda.


Em ‘O caminho da passarela’, a modelo Cláudia Liz fala, sem censura, de suas experiências, gafes, alegrias e tragédias. Com ilustrações da própria autora. Na obra, Cláudia ensina o que fazer para ingressar na carreira; como funcionam as agências; como agir em castings, passarelas, sessões fotográficas; de que forma administrar seu dinheiro; alerta contra os transtornos alimentares; dá dicas para quem vai trabalhar e morar no exterior


No livro, a huber model abre o baú de memórias e faz algumas revelações sobre sua vida pessoal, comenta sobre o antes e depois do casamento com o jogador de futebol americano Tom Brady, de 41 anos, além de dar detalhes dos bastidores de sua carreira, que a elevou ao patamar de modelo mais famosa do mundo.


Coco Rocha já é conhecida por sua desenvoltura em frente às câmeras e por sua habilidade em trocar de poses, sempre muito originais, com grande velocidade. Pois agora, em parceria com o fotógrafo Steven Sebring, a modelo canadense leva esse talento a outro patamar com o lançamento de “Study of Pose”, livro que registra nada menos do que 1.000 diferentes poses da top queridinha de Jean Paul Gaultier – é o próprio, aliás, que assina o prefácio da obra.

O mais legal do projeto é que, além da versão impressa, é possível comprar uma versão digital que mostra cada pose em 360 graus, já que as sessões de fotos foram capturadas por um sistema, desenvolvido por Steven Sebring, que é parecido com o “bullet time” celebrizado pelo filme “Matrix”, dos irmãos Wachowski. “Era eu no meio e uma centena de câmeras ao meu redor”, ela conta à “L’Officiel” Singapura. “É como se a tecnologia tornasse o movimento quase tangível e a energia da pose realmente viva. Steven disse que não encontrou ninguém que achasse que seria capaz de fazer mil poses, o que soou como um desafio para mim. E eu amo um bom desafio.”

Nigel Barker – autoridade em moda, modelo, fotógrafo e apresentador do The Face do Oxygen – apresenta 50 dos modelos mais influentes da década de 1940 até hoje por meio de uma riqueza de fotografias coloridas de fotógrafos de moda mais renomados do mundo.

50 mulheres que deixaram uma impressão inesquecível na moda, na indústria da moda e em nossas noções de beleza. Oito capítulos cronológicos, cada um dos quais destacando uma época, apresentam histórias e imagens de mulheres que deixaram sua marca.

John Casablancas, lança o seu livro de memórias, no qual descreve a sua trajetória como criador de uma das mais famosas e importantes agências de modelos do mundo, a Elite…. –

Em seus relatos ele conta com espantosa sinceridade tudo sobre os bastidores do universo que ele conviveu por décadas….

Um dos nomes míticos do mundo da moda, Casablancas é responsável por revelar ou promover nomes como Iman, Claudia Schiffer, Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista e Gisele Bündchen, entre muitos outros….

The September Issue é um documentário americano sobre a maior edição de uma revista da história do editorial, ou seja, a American Vogue em setembro de 2007 (batida recorde em 2012 pela US Vogue).

Comercializado como “o verdadeiro The Devil Wears Prada”, a equipe de filmagem segue o processo de criação de 9 meses de uma única edição.

A equipe ganhou um acesso sem precedentes aos escritórios da Vogue, seguindo Grace e Anna em Nova York, Paris e Londres. O filme passou a ser o quinto documentário americano de maior sucesso em 2009, arrecadando mais de US $ 6 milhões de bilheteria.

O filme mostra momentos importantes de Franca Sozzani na Vogue Italia e traz entrevistas com ícones da moda, de grandes estilistas a modelos que estamparam a edição italiana durante as quase três décadas em que a revista esteve sob a direção de Sozzani, como Donatella Versace e Naomi Campbell, além de celebridades e amigos da editora, incluindo o diretor Baz Luhrmann e a cantora Courtney Love.

Com o pique de um reality show, mas sem escorregar na superficialidade, o diretor francês Frédéric Tcheng visita os bastidores de uma das grifes mais respeitadas da moda Dior.

Dior e Eu é um documentário que chama a atenção por mostrar um pouco do funcionamento interno de uma empresa conceituada como a Dior às vésperas de um desfile. Este, é claro, é o grande ápice do longa-metragem, muito bem iluminado e fotografado de forma a ressaltar ao máximo o cenário escolhido – beleza é a matéria-prima deles.

Esta é a história de Gabrielle “Coco” Chanel, que começa a vida como uma órfã teimosa, e, ao longo de uma jornada extraordinária, se torna a lendária estilista de alta-costura que personificou a mulher moderna e se tornou um símbolo atemporal de sucesso, liberdade e estilo.

Neste filme de 2015 você acompanha a jornada do excêntrico estilista Jeremy Scott, da infância humilde na zona rural dos EUA, a diretor criativo da grife Moschino.
Em uma verdadeira história de superação e disciplina, o estilista relata o bullying sofrido na juventude e os incontáveis “nãos” recebidos no início de sua trajetória profissional. Hoje amigo pessoal de artistas como Katy Perry e Madonna, Jeremy traduz a cultura pop em suas criações, das passarelas aos palcos.

A série Reta Final documenta os 7 dias que antecedem alguns dos grandes eventos realizados no mundo. O episódio 5, intitulado CHANEL Haute Couture Fashion Show, retrata os bastidores do desfile de alta costura primavera/verão 2018 da marca Chanel no edifício Grand Palais em Paris.
Destaque para a concentração (de tirar o fôlego) das costureiras nos ateliês e o poder do trabalho em equipe. Um dos últimos registros do renomado estilista Karl Lagerfeld em vida.

Documentário extremamente importância que retrata a indústria do fast fashion e promove uma reflexão profunda sobre a maneira inconsciente com que consumimos produtos de moda de baixo custo.